Cada vez mais as pessoas estão aderindo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) buscando alívio de sintomas e cura a longo-prazo. Felizmente, aos poucos, a medicina ocidental tem mostrado abertura para isso. No ano passado, a diretora-geral da Organização Mundial de Saúde, Dra. Margaret Chan, palestrou na conferência internacional sobre modernização da MTC em Cingapura abordando “A contribuição da MTC no desenvolvimento sustentável”. Ela chamou atenção para a habilidade da MTC de reduzir a sobrecarga dos serviços de saúde enquanto dá a população maior controle sobre o que é feito dos seus corpos.

Tendo em mente essa observação da Dra. Margaret Chan, de que queremos cada vez mais auto-regular nossa própria saúde, vamos ver como a Acupuntura pode ajudar nós, mulheres, a viver uma vida mais equilibrada e saudável.

#1 Problemas menstruais

Acupuntura estimula o fluxo sanguíneo, ajuda a regular o ciclo, aliviar as cólicas, dores de cabeça e outras queixas associadas à menstruação.

#2 Endometriose

Sangramento e cólicas intensas, dor lombar e abdominal e inchaço que geralmente acompanham a endometriose reagem bem à Acupuntura, que restaura o fluxo de sangue e energia pelo corpo.

#3 Infertilidade

Endometriose e ciclos irregulares podem causar infertilidade feminina. A Acupuntura, além de regular o ciclo, direciona o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos.

#4 Gravidez e pós-parto

Acupuntura alivia a dor lombar e desconforto pélvico associado à gravidez, além dos enjoos matinais. No pós-parto, muitas mulheres procuram a Acupuntura para recuperar sua energia, aumentar a produção de leite e lidar com a depressão pós-parto.

#5 Menopausa e perimenopausa

Acupuntura é muito eficiente nessa fase tratando os fogachos, suores noturnos, secura vaginal, palpitações, ansiedade e insônia. O tratamento pode ser acompanhado de fitoterapia como solução natural e segura para equilibrar as flutuações hormonais.

#6 Fibromialgia

Muitas mulheres são acometidas por essa síndrome dolorosa crônica e, como a Acupuntura é reconhecida como um redutor de dores em geral, pesquisas indicam que a técnica pode ter um papel benéfico no tratamento dos sintomas.

#7 Depressão e ansiedade

Acupuntura também ajuda a lidar com o estresse, reduzir a pressão sanguínea, sendo um antidepressivo sem efeitos colaterais e reduzir os ataques de pânico baseados na ansiedade.

#8 Insônia e distúrbios do sono

Acupuntura melhora não só a qualidade do sono como também a duração.

#9 Rejuvenescimento

Acupuntura estimula o fluxo sanguíneo na face, reduz as linhas de expressão e rugas. Os efeitos anti-envelhecimento de uma sessão de estimulação do sistema circulatório pode fazer maravilhas pela aparência e humor das mulheres.

#10 Vícios

Os programas de tratamento de vícios estão cada vez mais combinando a medicina convencional com a Acupuntura. Recuperação do vício de álcool, tabaco e outras drogas pode ser facilitada quando a Acupuntura ajuda a aliviar o estresse, a depressão e a ansiedade que muitas vezes as pessoas enfrentam ao tentar se desfazer de hábitos e comportamentos adictos.

 

Acupuntura e a mulher: 10 razões para vocês se aliarem!

Fisioterapeuta acupunturista em Ribeirão Preto - SP. Apaixonada por Medicina Tradicional Chinesa, ela ama compartilhar sua paixão pelas abordagens naturais de cuidados com a saúde através dos seus textos online, em seu consultório no Alto da Boa Vista e na Ponte Para Luz - onde atende voluntariamente. Ligue para agendar uma consulta - (16) 99221-2676

Classificado como:                                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *