O que é a articulação têmporomandibular? O que causa DTM e dor mandibular?

A articulação têmporomandibular (ATM) é o local onde sua mandíbula se liga ao crânio – mais especificamente, no osso temporal. A ATM está a frente do ouvido. Esta articulação e os músculos que a cercam nos permitem abrir e fechar a boca quando mastigamos, falamos e bocejamos. Os músculos podem puxar a mandíbula e mudar o alinhamento da articulação. Isso pode afetar a saúde da própria articulação e o jeito que a mandíbula se move.

A disfunção têmporomandibular (DTM)  ocorre quando a mandíbula, a ATM e os músculos da região encarregados de abrir/fechar a boca se desequilibram ou  se danificam. Tensão na musculatura do pescoço e ombros também podem contribuir para problemas nos músculos da ATM e mandíbula. Como é possível ver, a DTM é uma condição multifatorial (são vários fatores causais) e deve ser tratada de forma multidisciplinar, com ajuda de dentistas, como psicólogos, fisioterapeutas, otorrinolaringologistas e neurologistas. 

Quais os sintomas da DTM?

Dor e desconforto podem variar de medianos a severos e durar anos. DTM é mais comum em mulheres e em pessoas entre 20 e 40 anos. Pode ocorrer também ambos os lados da face ou em um só.

Outros sintomas comuns são:

  • Dor e desconforto na face, área da ATM, cervical, ombros e ouvido. A dor normalmente piora durante a mastigação, fala e/ou abertura da boca.
  • Diminuição da capacidade em abrir a boca.
  • Travamento da mandíbula, afetando abertura ou fechamento da boca.
  • Estalos na articulação ao abrir e fechar a boca.

Como a DTM é diagnosticada e tratada pelo dentista?

O dentista vai conduzir um exame físico e avaliar a amplitude de movimento da mandíbula, atento a algum som produzido pela articulação durante esse movimento. O dentista também examina a mordida do paciente, tira raio-x e solicita tomografia computadorizada (quando necessário) para avaliar tecidos moles ou obter uma visão mais detalhada da articulação.

Para tratamento, o dentista pode recomendar placas para relaxamento muscular, uso de bolsa de água fria ou morna, suspender alimentos duros, uso de anti-inflamatório e reeducação postural.

Como a Acupuntura trata DTM?

A Acupuntura pode ser feita isoladamente ou combinada com ventosas e/ou auriculoacupuntura. Eu costumo usar a técnica Balance Method que dá resultado instantâneo. Tenho um paciente que passou por uma única sessão com o objetivo de tratar DTM. Ele deixou um depoimento aqui.

É muito importante saber qual é a fonte do problema. Está relacionado ao estresse? Alguma disfunção cervical? muscular? nos seios da face? Diante dessas informações é que consigo construir uma estratégia de tratamento. Se existe, dor ou tensão cervical, preciso liberá-la. Dor induzida por estresse significa que precisamos trabalhar com relaxamento, acalmando a mente e ter estratégias de enfrentamento. Meditação e respiração consciente, por exemplo, são excelentes para isso e posso abordar o assunto com o paciente. Ter uma visão holística, do paciente como um todo, nos permite oferecer um tratamento mais eficiente. À medida que o equilíbrio geral do corpo é restaurado, doenças e dores também serão resolvidas. Este rebalanceamento é o que dá um alívio duradouro da dor.

 

* Texto escrito em parceria com a ortodondista Dra. Michelle Zago, que atende também em Ribeirão Preto. Contato: (16) 3446-0589

 

Acupuntura e disfunção têmporo-mandibular

Fisioterapeuta acupunturista em Ribeirão Preto - SP. Apaixonada por Medicina Tradicional Chinesa, ela ama compartilhar sua paixão pelas abordagens naturais de cuidados com a saúde através dos seus textos online, em seu consultório no Alto da Boa Vista e na Ponte Para Luz - onde atende voluntariamente. Ligue para agendar uma consulta - (16) 99221-2676

Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *