Sabia que Acupuntura é excelente para insônia? Leia esse artigo e descubra como a acupunturista Marcele Andrade ajuda seus pacientes em Ribeirão Preto.

Se você sofre de insônia ou se sente incapaz de ter uma boa noite de sono reparador, você não está só! Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), 40% dos brasileiros sofrem com insônia e outros problemas do sono diariamente. Muitas pessoas buscam solução em medicamentos indutores de sono – que tem efeitos colaterais e podem levar ao vício – enquanto a Acupuntura é uma prática milenar que comprovadamente ajuda nas desordens do sono sem risco de vício ou consumo de drogas.

Como a acupuntura funciona

 

A acupuntura trabalha direto na raíz do problema para que o corpo retorne ao seu estado saudável. Um estudo clínico encontrou que pacientes com ansiedade tiveram aumento na duração  e na qualidade do sono e se sentiram menos estressados ao serem tratados com Acupuntura. A MTC (Medicina Tradicional Chinesa) usa o sistema de meridianos, os canais do corpo no quais a energia circula, para estimular que o Qi retorne aos órgãos e os reequilibre. Quando há um desequilíbrio, surgem problemas como a insônia. A acupuntura  usa pontos específicos relacionados ao sono para tratar questões subjacentes.

Existem muitos problemas que contribuem para o aparecimento da insônia, tais como dor crônica, depressão e estresse. A Acupuntura é muito conhecida por ser uma excelente alternativa de tratamento para essas questões. Na MTC, a insônia é vista como uma desequilíbrio energético do Coração e do Fígado. O tratamento é direcionado especialmente para esses órgãos com a intenção de acalmar o sistema nervoso.

Ervas chinesas para o sono

 

Existem muitas ervas que tem se tornado conhecidas por auxiliar no tratamento da insônia e melhorar a qualidade do sono. Seu uso é seguro.

  • Chá de crisântemo: Crisântemo é conhecida por ajudar a limpar o fígado. Quando o fígado não está trabalhando bem, isso pode causar insônia, irritabilidade e tontura.
  • Chá de gingsen: Gingseng é usada pelos seus inúmeros benefícios para a saúde. É muito comum o seu uso para reduzir a fadiga, boca seca e falta de ar. Embora o gingseng seja conhecido como estimulante, a raíz funciona pela regulação do nível de estresse. Por conta disso, estudos mostram que, quando consumido durante o dia, a qualidade do sono melhora à noite.
  • Chá de schisandra (Wu Wei Zi): O chá da fruta da schisandra – planta medicinal usada por muitos anos na MTC –  promove a função do pulmão e do rim. Por isso, é excelente para fadiga e insônia. É possível encontrar o fitoterápico em cápsulas e gotas.Não é recomendado o uso em grávidas, lactentes, epiléticos, pacientes com hipertensão severa e com aumento da pressão intracraniana.

Sabia que Acupuntura é excelente para insônia? Leia esse artigo e descubra como a acupunturista Marcele Andrade ajuda seus pacientes em Ribeirão Preto.

Existem muitas opções para tratar insônia. A MTC oferece um tratamento efetivo que deixa de lado a dependência de medicamentos indutores de sono.

8 dicas para dormir melhor

 

Muitos de nós acha difícil pegar no sono à noite e manter-se nele. Como resultado, frequentemente acordamos nos sentindo grogues e cansados. Às vezes, melhorar o sono é uma questão de mudar os hábitos durante o dia. Abaixo temos alguns caminhos fáceis que podem te ajudar ter uma boa noite de sono reparador!

  • Cuidado com a cafeína pela tarde. Acredite ou não, consumir cafeína até às 14 horas pode afetar o seu sono. Certifique-se de beber sua última xícara de café com antecedência e atente-se para certas bebidas que você pode esquecer que tem cafeína (como refrigerante e alguns chás).
  • Experimente yoga. A prática de respiração profunda e alongamento antes de dormir pode ajudar a relaxar a mente e o corpo. Experimente se alongar e praticar mindfulness mesmo que por 10 minutos.
  • Limite seu tempo com eletrônicos. Vamos encarar a realidade: todos nós somos viciados em computadores e celular. É tentador ficar com o celular até a hora de dormir. Desligue todos os eletrônicos 1 hora antes de deitar para ajudar o cérebro a entrar no “modo sono”. As telas dos seus aparelhos podem dificultar o relaxamento do cérebro.
  • Acupuntura. Se você está sofrendo muito com insônia você pode querer considerar um tratamento com Acupuntura. Acupuntura é não invasiva e comprovadamente reduz o estresse, auxilia na dor crônica e melhora a qualidade do sono.
  • Aromaterapia. Lavanda comprovadamente melhora e aprofunda o sono e ajuda aqueles que tem insônia a adormecer mais facilmente. Cheire ou esfregue essência de lavanda nos seus punhos antes de ir para a cama e sinta os efeitos.
  • Exercício físico. Exercita-se regularmente tem muitos benefícios para saúde. Um deles é ajudar a melhorar sua noite de sono. Mesmo 20 minutos de qualquer tipo de exercício diários podem fazer a diferença.
  • Suspenda o álcool à noite. Embora uma taça de vinho antes de ir para cama possa provocar relaxamento e adormecimento, faz com que a qualidade do sono piore. Se você decidir beber, faça mais cedo para garantir uma noite de sono profundo.
  • Meditação. Aqui vai uma dica de meditação guiada de um profissional que confio muito, o Bruno Gimenes. Aliás, confio não só nele, mas em tudo o que vem da empresa dele, Luz da Serra. Experimente essa meditação antes de dormir!

Fonte: http://bit.ly/1RngG0n, http://bit.ly/1V1RpYH, http://bit. ly/1V1Rvzj, http://bit.ly/1Wc7jQe

Livre-se da insônia com Acupuntura

Fisioterapeuta acupunturista em Ribeirão Preto - SP. Apaixonada por Medicina Tradicional Chinesa, ela ama compartilhar sua paixão pelas abordagens naturais de cuidados com a saúde através dos seus textos online, em seu consultório no Alto da Boa Vista e na Ponte Para Luz - onde atende voluntariamente. Ligue para agendar uma consulta - (16) 99221-2676

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