Tenho notado um alvoroço em torno dos piercings daith como tratamento de enxaqueca. Sim, o uso de um adereço estético como forma de tratamento.

Eu entendo completamente que ter crises de enxaqueca seja tão horrível a ponto da pessoa procurar qualquer promessa de resultado rápido (especialmente se for barata e não exigir uma postura ativa paciente). O que é difícil entender é deixar tratamentos de saúde de lado, deixar a ciência, o que já está comprovado, para se arriscar a fazer algo que não tem comprovação nenhuma e ainda pode dar errado.

Fala-se ainda que o piercing daith atua como a acupuntura. Negativo! A acupuntura faz parte de um sistema de saúde (Medicina Tradicional Chinesa) onde o paciente é avaliado e diagnosticado energeticamente e tem o seu caso tratado de forma individualizada. Diferente de pegar pessoas e tratá-las como objetos numa linha de montagem, onde se coloca uma peça num mesmo ponto e passa-se para o próximo. O que isso quer dizer? Há um ditado na medicina chinesa que diz o seguinte: “Tong bing yi zhi. Yi bing tong zhi “ (Doenças diferentes, um tratamento. Mesma doença, tratamentos diferentes). Ou seja, doenças diferentes podem ter o mesmo diagnóstico energético e uma mesma doença (no caso, enxaqueca) pode ter diagnósticos energéticos diversos. Por isso, na MTC, trata-se o indivíduo e não, a doença.  Cada pessoa é única e de acordo com a situação dela (seus sintomas, seu estilo de vida, o ambiente em que vive, alimentação, emoções, etc – e é aqui que entra a participação do paciente no tratamento) é que é se chega a um diagnóstico e define-se um tratamento. Trocando em miúdos, se eu tenho 10 pessoas com enxaqueca, eu preciso conversar com todas e avalia-las minuciosamente. Como acupunturista, provavelmente eu tratarei cada uma de um jeito diferente. Isso vale para asma, para TPM, para dor de cabeça, para perda de peso, para qualquer outra coisa. Só por isso, o uso do piercing daith não é garantia de sucesso.

Tem mais: Como o piercing destrói uma via de transmissão de estímulo para o sistema nervoso central (como bem explica a fisioterapeuta acupunturista Fernanda Santos no vídeo abaixo) muito provavelmente o efeito benéfico percebido por algumas pessoas provavelmente se deve ao efeito placebo. Já que não existe estudo sobre a relação do adereço com a enxaqueca, o efeito placebo precisa ser levando em consideração. Tudo isso faz com que qualquer profissional de saúde não recomende o uso do piercing para fins terapêuticos.

Mas o que eu devo fazer com a minha enxaqueca?

Se você realmente se importa com seu bem estar, com sua saúde e se sofre muito com isso, você vai querer o melhor que pode ter. O que mais poderia ser melhor do que se consultar com um bom profissional de saúde que vai traçar um tratamento específico para o seu caso? Para as suas necessidades?

Acupuntura, além de ser esse tratamento altamente individualizado, é indicado pela OMS como um excelente tratamento para enxaqueca pelo seu forte potencial analgésico. Eu, particularmente, uso uma técnica que dá resultados mais rápidos e mais intensos do que diversos tratamentos e já resolvi muitos casos de dor com poucas sessões. Se você está em Ribeirão Preto e não aguenta mais viver com dor, livre-se já disso e marque um horário.

Piercing daith trata enxaqueca?

Fisioterapeuta acupunturista em Ribeirão Preto - SP. Apaixonada por Medicina Tradicional Chinesa, ela ama compartilhar sua paixão pelas abordagens naturais de cuidados com a saúde através dos seus textos online, em seu consultório no Alto da Boa Vista e na Ponte Para Luz - onde atende voluntariamente. Ligue para agendar uma consulta - (16) 99221-2676

Classificado como:                            

2 ideias sobre “Piercing daith trata enxaqueca?

  • 11 de junho de 2018 em 23:31
    Permalink

    Marcele,
    Infelizmente eu assisti seu video depois de ter colocado o piercing daith. Ta fazendo 5 dias. Poderei restaurar o local?

Os comentários estão desativados.